top of page

Solidão, por quê?

Se as pessoas que se sentem solitárias estão quase sempre acompanhadas, então, por que se dizem assim?

Sério, algumas têm grupos de reunião, páginas no face, e são populares. Outras estão de fato sozinhas. Nem estão conectadas por nada. Há aquelas que só querem trabalho e dinheiro, ou outros tipos de vícios terríveis!

A verdade, como vejo, é que a solidão é um estado de espírito. Nada mais que um sentimento que muitas vezes é confundido por sinais exteriorescomo falta de gente em volta ou de conversas. Tudo isso pode andar junto com a solidão, mas nada disso significa um estado solitário da pessoa.

Na maior parte das vezes, até onde percebo, ficamos solitários quando não compartilhamos. Podem até ser objetos físicos, manifestados quando uma pessoa dá alguma coisa, uma roupa usada ou enfeite que não usa mais, ou quando o anfitrião insiste que se coma um pouco mais. Se aceitamos sem desdém, acontece alguma coisa dentro do outro que o faz sentir melhor, menos só...

Quando compartilhamos abstrações, um pensamento, uma decisão, ou um sentimento, se o outro aceita de um modo aberto e positivo, um brilho nasce no coração. Na medida em que repetimos isso, o brilho se torna mais intenso e duradouro. Aos poucos sentimos que não estamos sós, que somos queridos e que fazemos parte de algo maior.

Assim, a solidão é algo que não é só sentimento. É gesto.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page